quarta-feira, 4 de junho de 2014

#ResetTheNet


"Reset the Net!" - Reddit, Greenpeace e Anistia Internacional unem-se em campanha anti-NSA 


Os opositores da vigilância massiva do governo estão preparados para uma campanha no dia 5 de Junho de 2014 para uma internet livre e segura. A campanha é liderada por alguns dos maiores sites do mundo. 
A massiva "Explosão" eletrônica está prevista para o primeiro aniversário das revelações de Edward Snowden.

Cerca de 200 sites aderiram a campanha #ResetTheNet, estimulando os usuários da internet, desenvolvedores e fornecedores de contepudo a usar softwares "à prova de NSA", e ferramentas para proteger a rede global contra a vigilância intrusiva do governo.

Os sites, que variam de páginas individuais (como esta) a gigantes da internet como o Reddit, Imgur e Boing Boing, além de vários grupos de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional e Greenpeace, colocarão uma "tela inicial" (splash screen) na Quinta-Feira (05/06) em apoio ao movimento.

A tela dará dicas de como garantir a privacidade na rede, e ao enviar um simples e-mail no site da campanha, os usuários poderão baixar um "pacote de privacidade de ferramentas gratuitas para tornar a criptografia ponto-a-ponto algo fácil".

Ao mesmo tempo, a Fight for the Future, que lançou o projeto, está convocando os apoiadores para que divulguem a campanha em todas as suas mídias sociais para uma grande "Explosão" que atingirá milhões.

"Não peça pela sua privacidade. Recupere-a. Hoje nós vamos #ResetarARede para interromper a espionagem massiva. Encriptem tudo! Aprenda como: http://thndr.it/1euOUIl " será a mensagem postada simultaneamente por milhares de usuários da mídia social em uma "Trovoada" entregue pela rede de computadores, que carregará um alcance estimado de 3.7 milhões de pessoas, e contando...

De acordo com a página do projeto, a escolha da data de 5 de Junho foi deliberada. Será o aniversário de 1 ano desde as primeiras revelações sobre a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) e sua vigilância massiva e ilegal da rede, publicadas pelo The Guardian.

Logo descobriu-se que o relatório foi baseado em dados obtidos a partir de informações secretas vazadas pelo funcionário da CIA e contratado da NSA, Edward Snowden, que partiu para Hong Kong para escapar da perseguição. O denunciante acabou sendo encurralado no aeroporto de Moscou, em trânsito para a América do Sul, após os Estados Unidos revogarem seu passaporte.

O Russia Today cobriu extensivamente a dramática história que se desenrolava e culminou no asilo temporário de Snowden na Rússia.




O projeto 'Reset the Net' vem como um tapa no meio de uma campanha em andamento que pede pela neutralidade da rede sob a hashtag #SaveTheInternet.