sábado, 22 de março de 2014

A História do Banheiro



Cada um de nós passa três anos de nossas vidas no banheiro, mas o quão confortáveis estamos falando sobre essa parte essencial de nossas vidas? Este filme desafia essa mentalidade, descobrindo o papel essencial na nossa cultura e a história social vaso sanitária na Grã-Bretanha e no exterior - bem como explorar muitos de nossos tabus culturais.
A partir de Mérida, Espanha, com alguns dos mais antigos banheiros sobreviventes de Roma, nós viajaremos ao redor do mundo - do Reino Unido a China, Japão e Bangladesh - visitando instalações sanitárias, que vão desde a significância histórica, o belo e o funcional, e o as vezes não tão funcional e o bizarro.

Nossa jornada é liderada pelo poeta e apresentador Ifor ap Glyn, que tem um interesse profundo por banheiros, sua história e como ele evoluiu ao longo dos séculos, até o desenvolvimento do projeto atual. Finalmente, há um vislumbre do futuro e uma possível solução para os problemas de saneamento globais que hoje enfrentamos.


Especificações Técnicas
Título Original: The Toilet: An Unspoken History
Qualidade: Full HD
Emissora: + Globosat




Um Aposentado Indiano de 65 Anos já Construiu mais de 200 Banheiros para os Necessitados

Dia Mundial do Banheiro em Nova Deli, em 19 de Novembro de 2013. De acordo com o censo de 2011, cerca de 131 milhões de famílias na Índia não têm latrinas nas usas moradias, com 8 milhões usando instalações públicas e 123 milhões defecando a céu aberto. Créditos da Imagem: SAJJAD HUSSAIN/AFP/Getty Images Water.org

Kathirvel é um homem de 65 anos de idade, da Índia, que está determinado a fazer a diferença em seus anos dourados. Em vez de aproveitar a aposentadoria com os pés para cima, ele usa sua experiência em alvenaria para construir vasos sanitários, de acordo com o Water.org. Durante o ano passado, ele construiu mais de 200 banheiros para os necessitados de seu país.

Na Índia, cerca de 21% das doenças transmissíveis estão relacionadas com a água, de acordo com o Banco Mundial. O trabalho de Kathirvel fornece uma solução sanitária à eliminação de resíduos, com o objetivo de diminuir essa taxa.

Kathirvel faz parte do programa WaterCredit (Créditos de Água) - uma iniciativa que permite às instituições financeiras a fornecer pequenos empréstimos a famílias em países em desenvolvimento. Os fundos são usados para desenvolver sistemas modernizados de acesso à água limpa para os residentes, melhorando o saneamento e a higiene pessoal.

A falta de acesso à água limpa é a culpada pelas crises de saúde em regiões subdesenvolvidas no mundo inteiro. Como Chelsea Clinton salientou no festival South by Southwest no início deste mês, mais de 750 mil crianças morrem todos os anos de desidratação grave, devido à diarreia - um resultado direto da falta de água limpa. No mundo todo, 768 milhões de pessoas - que é quase 2,5 vezes a população dos EUA - não têm acesso a água potável e 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado de acordo com o relatório de Desenvolvimento Mundial da Água da ONU.