Desde que a Terra existe, temos passado por vários desastres naturais, que supostamente foram capazes de varrer todos os vestígios de civilizações inteiras. Os defensores dessa teoria acreditam que as evidências de sua existência se encontram enterradas quilômetros abaixo da superfície da Terra. Nos últimos anos, cientistas encontraram rastros de culturas muito antigas, que teriam sido muito prósperas, mas que desapareceram por completo. O que aconteceu com elas? Isso poderia acontecer de novo? Será que também estamos destinados a ser varridos da face da terra e nos tornarmos apenas mais uma civilização perdida?
Especificações Técnicas
Título Original: Civilization Lost
Qualidade: Full HD
Emissora: History Channel HD
Göbekli Tepe
"Monte Barrigudo" em Turco, é um santuário neolítico erigido no topo de uma montanha na região da Anatólia. É a estrutura humana religiosa mais antiga de que se tem notícia. O sítio muito provavelmente foi erguido por caçadores-coletores do 10º milênio a.C. e vem sendo escavado desde 1994 por arqueólogos Alemães e Turcos. Junto com Nevalı Çori, tem revolucionado o entendimento do período Neolítico da Eurásia.
O sítio, localizado no topo da colina, contém 20 estruturas redondas que foram enterradas, quatro delas já escavadas. Cada estrutura redonda tem um diâmetro de entre 10 e 30 metros e todas são decoradas com massivos pilares de pedra calcária, a maioria em formato de 'T', as estruturas que mais chamam atenção no local. Dois pilares estão no centro de cada estrutura circular, possivelmente com o intuito de ajudar a suportar o teto, e até oito pilares eram posicionados em volta das paredes da sala. Muitos dos pilares estão decorados com relevos talhados de animais e pictogramas abstratos enigmáticos. Os pictogramas podem representar símbolos sagrados bem compreendidos, vistos em pinturas rupestres em caverna neolíticas em outros locais. São representados leões, touros, javalis, raposas, gazelas, burros, cobras e outros répteis, insetos, aracnídeos, e pássaros, particularmente abutres.
O local foi deliberadamente coberto por entulho por volta de 8000 a.C.: pedras de cascalho, ferramentas de pedra e ossos de animais que devem ter sido trazidos de outro local.
A existência de Göbekli se assemelha bastante a crença Suméria de que a agricultura, domesticação de animais e a tecelagem foram trazidos para a humanidade da montanha sagrada Du-Ku (Acadiano para 'Local Sagrado'), que era habitada pelos Annuna - deidades, deuses muito antigos com nomes individuais. O pesquisador Klaus Schimidt especula que poderia ser um mito oriental preservando uma memória parcial dessas civilizações neolíticas emergentes.
Göbekli, atualmente, levanta mais questões do que resposta para a arqueologia e o estudo da pré-história. Não sabemos como uma força grande o suficiente para construir, aprimorar e manter tal complexo poderia ser mobilizada, alimentada e organizada nas condições de uma sociedade do pré-Neolítico.
Nevalı Çori: Assentamento do início do Neolítico localizado no meio Eufrates, na província de Şanlıurfa (Urfa), Turquia. O sítio é famoso por ter revelado alguns dos mais antigos templos e esculturas monumentais já descobertos. O assentamento é localizado cerca de 490m acima do nível do mar, aos pés das Montanhas Taurus.